Algodão Blog

5 comandos fáceis para ensinar ao seu pet

O adestramento de cães é uma prática muito antiga, que tem a sua origem a partir das primeiras interações do homem com os lobos, há milhares de anos. Essa prática se sofisticou ao longo do tempo e, hoje, o ensinamento de comandos práticos ao cão doméstico se tornou uma tarefa relativamente simples, que qualquer pessoa pode realizar.

Reforço positivo

Um dos princípios do treinamento canino é a postura de incentivo do tutor na forma de recompensa, mais conhecida como “reforço positivo”. Basicamente, a melhor forma de se obter um resultado positivo é recompensar os acertos e as boas ações, o que incentiva gradualmente e de forma saudável o pet a realizar os movimentos corretos.

Como recompensar? Existem muitas formas de recompensa, mas a principal é a atitude do tutor com gestos, carinhos e frases positivas, como “muito bem”, “bom garoto”, “parabéns”, entre outras. Caso necessário, é possível reforçar o incentivo com petiscos, frutas (permitidas) e até mesmo grãos de ração.

Comandos básicos

Confira, a seguir, cinco truques básicos que você mesmo pode ensinar ao seu pet e que certamente podem contribuir para melhorar a comunicação e a relação dentro de casa.

1. SENTA

Posicione-se à frente do seu cão e prenda a sua atenção com um petisco em mão. Ao sentir o cheiro e perceber o petisco, ele aguardará e, muitas vezes, sentará naturalmente. Se isso não ocorrer, faça o movimento como se fosse dar o petisco, porém mantenha-o firme na sua mão e continue o movimento fazendo o pet andar para trás. O cão não é muito bom em dar “marcha-ré” e, por isso, sua tendência é sentar. Nas duas situações, quando ele sentar, recompense-o! Faça repetições até ele memorizar o comando. e não esqueça de repetir a palavra “senta” toda vez que iniciar a tarefa.

2. DEITA

Posicione-se à frente do seu cão e prenda a sua atenção com um petisco em mão. Aproxime a mão do focinho dele e, com o petisco bem preso entre os dedos, vá abaixando sua mão até próximo ao solo, fazendo-o acompanhar o movimento com a cabeça. Para poder “alcançar” o petisco, ele naturalmente se abaixará e deitará. Quando isso ocorrer, recompense-o! Faça repetições até ele memorizar o comando e sempre diga a palavra “deita” ao abaixar a mão.

3. FICA

Este é o truque mais fácil, já que tudo o que o cão precisa fazer para ser recompensado é ficar parado. Fique de pé na frente dele, estenda seu braço com a palma da mão virada para ele e diga “fica”. Em seguida, dê alguns passos para trás, mantendo contato visual. Volte para junto dele e recompense-o! Repita a tarefa e vá gradualmente aumentando os passos e a distância. Quando o aprendizado estiver mais evoluído, teste distâncias maiores e, inclusive, saindo do seu campo de visão.

4. VEM/AQUI

No treinamento, este comando geralmente é melhor ensinado após o cachorro já ter aprendido o “fica”. Após essa tarefa, ainda com ele parado, distancie-se e em seguida chame-o, dizendo o comando “vem” ou “aqui”. Assim que o pet vier ao seu encontro, recompense-o! Vá aumentando a distância gradualmente, até que ele assimile o comando automaticamente.

5. DÁ A PATA/PATINHA

Para iniciar este truque, é preciso antes realizar o comando “senta”. Com o pet sentado, segure firme o petisco e posicione a mão um pouco acima do seu focinho. Ele vai tentar pegar o petisco da sua mão e naturalmente usará a pata para isso. Quando ele colocar a pata na sua mão, recompense-o! Lembre-se de usar a frase “dá a pata/patinha” e comemorar o resultado com palavras de incentivo.

DICAS EXTRAS

Nunca brigue com seu pet quando ele não entender ou não acertar a tarefa. Isso o deixará confuso e com medo, o que dificultará ainda mais o treinamento.

Com o tempo e a evolução do aprendizado, faça combinações de comandos, como, por exemplo, “senta” e logo em seguida “dá a pata” e “deita”.

A repetição e a paciência são fundamentais e são suas aliadas no adestramento. Só assim seu amigo assimilará as tarefas e passará a responder aos comandos com naturalidade.

Não existe uma idade certa para começar os treinamentos. Quanto antes você incentivar o filhote, mais facilmente e rapidamente o aprendizado fluirá.

© 2019 – ALGODAO DOG – Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site (marca, fotos, imagens, textos, leiaute) é propriedade exclusiva da empresa Algodão Dog, sendo absolutamente vedada a reprodução, parcial ou total, de qualquer um desses elementos, sem autorização prévia.